PÃO DIÁRIO
“TIRE A SUA HARPA DO SALGUEIRO”
“Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas” (Salmos 137:1-2).
O Salmo 137 foi escrito da perspectiva de um dos exilados, que sofreram a deportação de Jerusalém para a Babilônia, conforme narrado pelo profeta Jeremias. Os assírios dirigidos por Nabucodonosor chegaram a Jerusalém, destruíram tudo e levaram prisioneiros os filhos de Israel.
O salmista descreve os judeus às margens dos rios de Babilônia, quando se lembravam de Jerusalém: assentados e chorando, sentindo saudades de sua casa. Um povo com várias festividades estabelecidas na lei, mas que, no exílio, por terem sido consumidos pela tristeza, penduraram os seus instrumentos musicais nos salgueiros.
Os anos do exílio foram tristes. Longe de casa, da família e dos amigos, os exilados só tinham duas opções: esquecer definitivamente Israel ou viver em Babilônia, com os olhos fixos em Sião, abrigando o sonho de retornar um dia para o lar. Contudo, o povo de Israel estava nessa situação por ter se distanciado de Deus e do que Ele tinha para eles.
Quem sabe, assim como o povo de Israel estamos passando por momentos de choro e tristeza, sentindo saudades de um tempo que já se foi. E, dominados pela amargura, penduramos nossas harpas sem perspectivas de um amanhã.
Todavia, precisamos entender que só depende de nós assumirmos novamente o que Deus tem para nós. Aceitarmos a Sua vontade e voltar a fazer aquilo para que Ele nos chamou.
Assim como os cativos também temos duas opções: nos esquecermos definitivamente do que Deus tem para nós e continuarmos afastados dos Seus planos, ou, apesar da situação, voltarmos a estar no centro da Sua vontade deixando-o nos levar de volta ao verdadeiro sentido da vida.
“Tiremos a harpa do salgueiro e voltemos a viver a plenitude de Deus”.
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 31 de julho de 2020.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog