PÃO DIÁRIO
“EXERCENDO O ALTRUÍSMO”
“Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar” (Santo Agostinho)
O Dia da Caridade é comemorado anualmente em 19 de julho. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos.
João disse: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1 João 3:17-18)
Caridade é a expressão de bondade; compaixão. Solidariedade é o amor em movimento. Falar de caridade e solidariedade é falar em altruísmo. Pensar para além de si mesmo é a principal característica de pessoas altruístas.
Altruísta é quem consegue se colocar no lugar do outro. É o indivíduo capaz de deixar em segundo plano as próprias vontades em prol de ajudar o próximo. Trata-se de uma pessoa que incentiva os outros a alcançarem suas metas e sonhos e se regozija nisso.
Altruísta, portanto, é aquele que oferece sem esperar nada em troca. É o que estende a mão por caridade e não por obrigação ou interesse. Somente quem ama possui altruísmo suficiente para abrir mão da própria felicidade em prol da felicidade de outro.
Enquanto o egocentrismo corrói a alma, o altruísmo a renova.
O verdadeiro altruísmo opera em silêncio.
Tenha um domingo abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, dia 19 de julho de 2020.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog