PÃO DIÁRIO
“O SEGREDO É MANTER A CALMA”
“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5:7-8).
Paciência é característica de paciente, de quem não perde a calma ou suporta algo sem reclamar. No âmbito religioso, a paciência está ligada com a compreensão e perseverança na fé. Significa acreditar na palavra de Deus e perseverar em seu caminho, tendo paciência, pois, no momento certo será recompensado com coisas boas. 
Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de outros sem perder a calma e o foco. Está baseada principalmente na tolerância com os erros alheios ou diante de situações e fatos indesejados.
O ato de ter paciência pode também significar perseverança em relação a algo, como uma resposta, situação ou ação que aparentemente não tem previsão para se concretizar. 
No versículo em evidência, Tiago faz referência ao agricultor como exemplo de paciência diante do tempo, pois, todo agricultor sabe que há um tempo determinado para a colheita. Existe todo um processo de crescimento e desenvolvimento da planta antes de colher os frutos. E, sobretudo, ele sabe que a condição do clima será determinante para o resultado final, e este, não depende de sua força ou querer. 
Da mesma forma devemos nós aguardar o tempo necessário dos acontecimentos para alcançarmos a vitória. E, assim como o salmista “Esperar no Senhor e seguir a sua vontade” (Salmos 37:34).
“Mantenha a calma ainda que outros se desesperem, pois é na serenidade que se vence as tribulações” (Helgir Girodo).
Tenha uma quarta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 17 de abril de 2019.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog