PÃO DIÁRIO

“ENTRELAÇADOS COM DEUS”

“E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa” (Eclesiastes 4:12).

Entrelaçar significa enlaçar um no outro. Prender ou fixar-se de maneira intensa. Misturar-se.

O sábio Salomão afirma que se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Isto mostra que um cordão dobrado oferece mais resistência. Porém, ao acrescentar-se uma terceira dobra ele fica ainda mais resistente. Se há benefício em ser dois, há muito mais em ser três.

Tal afirmação não fala apenas de casamento, mas de relacionamento de um modo geral. E a terceira dobra é a presença de Deus.

O cordão de três dobras referido é uma corda formada por três fibras entrelaçadas, formando uma trança. O homem não demorou muito tempo na história humana para começar a usar fios, geralmente pegos na própria natureza, como cipó, para fazer amarrações e fixações de objetos.

Esse fio precisava ser forte para aguentar amarrações que exigiam muita tensão sobre o fio. Logo se percebeu que os fios usados individualmente não eram tão fortes e resistentes quanto se precisava, pois arrebentavam com facilidade.

Percebeu-se então que se trançasse mais de um fio, o cordão ofereceria uma resistência extremamente maior do que o uso de um fio único. É a esse tipo de fio que Salomão faz referência em sua citação.

Certo dia um célebre pregador percorria um bosque, onde observava as árvores separadas umas das outras e seus troncos desiguais, mas elas haviam crescido, e, bem no alto, seus galhos se entrelaçavam, ele as comparou a igreja: o tronco, próximo a terra, permanece separado, mas à medida que crescem espiritualmente em direção ao céu, reúnem-se intimamente, formando uma abóboda onde os homens se sentem abrigados e felizes. Quem tem o Espírito de Deus pensa da mesma maneira.

Somos diferentes uns dos outros, temos costumes diferentes, mas de uma mesma fé, um só espírito e um só amor.

Antes de atingirmos maturidade espiritual, parecemos imperfeitos, desiguais, até separados, mas quando somos edificados pelo Senhor e crescemos em Sua presença começamos a nos assemelhar uns aos outros. Nossas vidas se abraçam, nossos frutos se misturam, a beleza de Cristo é vista em nós, porque fazemos parte de um só corpo.

Duas pessoas podem permanecer num mesmo ambiente por anos, mas se distanciarem. No entanto, quando suas vidas estão entrelaçadas com Deus, seu relacionamento ficará mais forte.

Em todo o tempo precisamos da terceira dobra. A presença de Deus deve ser constante em nossa vida. Em todo e qualquer relacionamento ou empreendimento precisamos estar entrelaçados com Deus.

Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, 16 de Agosto de 2022.

Marilda Sanderi

 

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog