PÃO DIÁRIO

“ENTÃO SEJAMOS AUTÊNTICOS”

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”

(1 Coríntios 11:1).

Autêntico significa verdadeiro, legítimo e genuíno. É um adjetivo que caracteriza aquilo que não deixa dúvidas, em que há autenticidade, que não é falso, que é real, positivo. Autêntico é também aquilo que se pode dar fé, aquilo que é fidedigno, que merece todo o crédito.

Autenticidade consiste na certeza absoluta da veracidade ou originalidade de algo. Ser autêntico implica ser transparente. Ou seja, quando as atitudes não traem as palavras.

Uma pessoa autêntica sabe expor suas ideias. Não esconde sua opinião. Quando tem algo a dizer, não manda recados, contudo, deve-se ter muito cuidado para não ferir o outro.

Não se pode confundir sinceridade e autenticidade com grosseria. Uma pessoa autêntica sabe seus limites, tem autoconfiança e expões suas opiniões sabiamente.

Os indivíduos autênticos são movidos por seus valores. Respeitam a si mesmos e valorizam os outros. São empáticos. Conhecem seus pontos fracos e defeitos e sabem como administrá-los da melhor forma possível.

Eles procuram manter corpo e mente saudáveis. Primam pelo equilíbrio. São capazes de estabelecer prioridades e administrar o tempo. Os autênticos não perdem tempo com julgamentos porque entendem que cada um sabe como deve trilhar seu caminho.

Quando têm alguma opinião a respeito de outra pessoa, esperam que lhe peçam. Até mesmo para dar conselhos são comedidas.

A autenticidade é uma importante virtude para quem deseja ser e fazer discípulos de Jesus. É carregar a vida de Cristo dentro de si, é andar como Jesus andou, fazer o que Jesus Fez.

O cristão autêntico procura a cada dia ser parecido com Jesus. Precisamos ser imitadores de Cristo. As pessoas que nos cercam precisam ver Cristo em nós.

Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, 26 de Agosto de 2022.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog