PÃO DIÁRIO

“PARTILHANDO O PÃO”

“Não existe nada igual ao sabor do pão partilhado” (Antoine de Saint-Exupéry).

Em todos os tempos, mesmo nos mais remotos, o pão foi o principal alimento dos hebreus. Assim como é o alimento básico de muitos povos. Na Bíblia, o pão representa a comida essencial para viver.

O pão é presença diária na nossa mesa e a sua origem e evolução acompanha a História da Humanidade. Para além de alimento básico da nossa alimentação, o pão é alimento espiritual e reúne em si um importante significado simbólico-religioso, que se expressa, para o Cristianismo, de forma sublime na eucaristia.

Para os cristãos, o pão representa bem mais do que um alimento para o corpo. É um alimento para o espírito. Além do pão biológico precisamos de pão espiritual para viver. O pão é o símbolo, por excelência, de toda a espécie de alimento, mas também de todo o esforço necessário para o conseguir, assim o pão converte-se em algo mais do que apenas alimento, para retemperar forças, torna-se o símbolo do acolhimento e da hospitalidade.

O pão como alimento físico traz satisfação para o corpo e como alimento espiritual traz saciedade para o espírito. Na Bíblia, pão significa satisfação, uma vez que as Escrituras empregam a fome para representar a insatisfação do homem. O pão é, portanto, o elemento necessário para saciar a insatisfação humana. 

Há muitas pessoas insatisfeitas e famintas precisando de pão para saciar-se. Que possamos todos os dias, como bons cristãos, partilhar não somente o pão biológico com aqueles que têm fome, mas também o espiritual com os abatidos de alma e levar-lhes o alimento completo para o corpo, alma e espírito.

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).

Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, 08 de julho de 2021.

Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog