PÃO DIÁRIO
“SEM REMENDOS”
“Ninguém deita remendo de pano novo, em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste e faz-se maior a rotura” (Mateus 9:16).
Hoje quero fazer menção ao dia do Alfaiate que é comemorado anualmente em 6 de setembro no Brasil. A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente. Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando peças exclusivas do vestuário masculino. Ninguém melhor que estes profissionais para saber que a prática de colocar pano novo em roupa velha não é aconselhável.
Jesus falava por parábolas e fazia analogias. Quando Ele falou sobre veste e remendo, Ele estava diante de alguns discípulos de João Batista que o interrogavam sobre jejum. A necessidade de tal prática também era observada com afinco pelo clero fariseu. Antes de proferir essa parábola, Jesus havia se deparado com fariseus e escribas criticando seu modo de viver: “Por que come vosso mestre com os publicanos e pecadores? (Mateus 9:11). 
Jesus trazia um ensinamento novo que batia de frente contra o velho costume dos fariseus e dos escribas, por isso os rituais e tradições do judaísmo já não podiam contê-lo.
O pano novo representa o evangelho do reino que causaria ruptura na roupa velha da sociedade judaica daquela época, na velha mentalidade, porquanto Jesus não poderia ensinar conforme os costumes judaicos, pois “remendo feito com pano novo não se usa em roupa velha”.
Do mesmo modo, como não se deve colocar um remendo novo numa roupa velha, não podemos querer andar com Jesus e continuarmos na prática dos velhos costumes que nos afastam dEle, pois é impossível viver uma vida de santidade permanecendo com as mesmas atitudes de quando não tínhamos Jesus.
Precisamos lançar fora o velho para dar lugar ao novo. Ninguém poderá viver o novo enquanto não se desvencilhar do velho. Ninguém poderá experimentar o novo enquanto não se desfazer da velha estrutura.
Quer uma nova vida? Mude seus velhos hábitos.
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 06 de setembro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog