PÃO DIÁRIO’
“ONDE ESTAVAS TU?”
“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.” (Jó 38:4).
O capítulo 38 do livro de Jó é o momento em que Deus quebra o silêncio a respeito das falas de Jó e de seus amigos. Até este momento Deus não havia interferido em suas conversas. Neste momento então Deus respondeu a Jó “dum redemoinho e disse: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu responde-me.” (Jó 38:1-3). E Deus dá início a uma série de perguntas que deixa Jó totalmente sem palavras e sem argumentos, visto que não tinha resposta para nenhuma delas.
Conforme Deus ia questionando, Jó percebia cada vez mais a Sua grandiosidade e soberania e também o quão pequeno e insensível à criação ele era. As perguntas de Deus eram em torno de onde Jó estava quando Ele colocou os fundamentos sobre a terra? Sobre o quê ela estava fundada? Quando Ele colocou limites entre terra e água? Quando todas as coisas perfeitamente foram criadas onde Jó estava?
Assim como Jó, às vezes estamos tão preocupados com nossa situação, com nossa luta, com nossa enfermidade, limitações e fraquezas que nos esquecemos de quem Deus é. Antes de o mundo ser mundo Deus já era Deus. E nós chegamos, com um tempo de vida já determinado por Ele, com nossa missão já designada por Ele e, por meio da liberdade, chamada livre arbítrio que Ele nos concede, pensamos que podemos questionar tudo, reclamar de tudo, pensar que poderia ter sido diferente. Não conseguimos perceber a grandeza de Deus, a perfeição de Suas obras. E, sequer entender que tudo que passamos ou sofremos faze parte de um plano maior, que só entenderemos ali na frente, após ele ter sido efetivado.
Os amigos de Jó falavam sem conhecimento e, da mesma forma, muitas vezes deixamos pessoas interferirem em nossa vida, dando “palpites” descabidos, conselhos faltos de entendimento que acabam por piorar nossa situação e nos afastar ainda mais dos desígnios de Deus.
Olhemos para o firmamento, para as obras de Suas mãos e percebamos mais uma vez o quão grande é esse Deus. “Por gerações Ele é. O tempo está em Suas mãos. O começo e o fim.”
Saiba que tudo que tens passado faz parte de um plano maior. E esse plano quem traçou foi o Criador de tudo. Aquele que nos entreteceu no ventre de nossa mãe. Que formou cada osso do nosso corpo. Que definiu nossos traços e nos trouxe à luz. Ele tem sob Seu controle a nossa vida. Dependemos dEle para continuarmos até o fim. Portanto, em vez de ficarmos tentando entender o porquê de as coisas não serem do nosso jeito, tentemos entender o propósito que Ele tem para nossas vidas.
“Pois somos obra das suas mãos, criados em Cristo Jesus para vivermos na prática das boas obras, as quais de antemão Deus preparou para nós.” (Efésios 2:10).
Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 20 de setembro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog