PÃO DIÁRIO
“EU ESTOU AQUI: CONTE COMIGO”
“Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos” (Romanos 15:1).
O dia dez de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, denominado Setembro amarelo, diversas atividades e campanhas são feitas para conscientizar as pessoas de como identificar um potencial suicida e como ajudar esta pessoa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), suicidam-se, por dia, 3 mil pessoas, uma a cada 40 segundos. E, por cada pessoa que se suicida, 20 ou mais cometem tentativas de suicídio. Estima-se que, em 2020, o número de suicídios atinja 1,5 milhões por ano.
Normalmente, o suicídio é equacionado como a forma de acabar com uma dor emocional insuportável causada por múltiplos problemas, sendo frequentemente considerado como um pedido de ajuda. 
Uma grande vilã na história dos suicidas é a depressão. Contudo, psiquiatras afirmam que o quadro depressivo não está sozinho no banco dos réus. Situações de separação, divórcio, luto recente, solidão, desemprego, mudança ou perda recente de trabalho, problemas escolares ou laborais, doença grave ou crônica e dependência de drogas e álcool podem, efetivamente, resultar numa resposta negativa e conduzir ao suicídio. O que se percebe nos suicidas é a associação de um alto grau de desesperança a uma grande incapacidade de resolver problemas.
Pessoas com pensamento suicida estão frequentemente tristes e sem vontade de viver. Ao nosso lado pode estar uma pessoa com pensamento suicida, ao que precisamos estar atentos às suas atitudes e procurar entender suas ações e reações.
Quando se suspeita que alguém esteja com pensamentos suicidas, o mais importante é demostrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados.
Segundo o psiquiatra da Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio, o ideal é conversar com a pessoa e não deixá-la sozinha. Ao conversar, procure não falar muito e ouvir mais, já que muitas vezes a pessoa só precisa ser ouvida. A bíblia diz: “todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar” (Tiago 1:19).
Mostre a essa pessoa que ela não está sozinha, que você está do seu lado, pronto para ajudar. Quem sabe tudo o que ela precisa é ouvir de alguém: “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! EU ESTOU AQUI: CONTE COMIGO!”
Tenha uma semana abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 10 de setembro de 2018.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog