PÃO DIÁRIO
“VOCÊ É BEM-AVENTURADO”
“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5:4).
Chorar é uma forma de expressar nossos sentimentos. Choramos quando nos sentimos tristes, desanimados, frustrados, arrependidos, com dor. Quando uma coisa nos entristece, chorar é uma resposta natural. Muitas pessoas na Bíblia, incluindo Jesus, choraram.
Todavia, Deus consolará quem chora. O choro não durará para sempre. A alegria voltará. O salmista disse: “Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito. Os meus olhos se consomem de tristeza; fraquejam por causa de todos os meus adversários” (Salmos 6:6-7).
Davi estava passando pelo que ele julgava ser uma doença fatal. Sentia que a doença poderia tê-lo abatido por causa de seus próprios pecados. O exagero de Davi é uma forma de ressaltar a veracidade de sua dor. Ele parece estar chorando tanto que se acha prestes a encharcar sua cama, secar seu canal lacrimal e morrer de angústia.
Quantas vezes nos sentimos dessa forma. Choramos tanto, que parece que esgotaremos o nosso estoque de lágrimas. Porém, quando choramos conseguimos externalizar nossos sentimentos. Parece que junto com nosso choro a angústia vai embora. Junto com nosso choro o desespero acalma.
O salmista dá uma terrível descrição de sua longa agonia: “Estou cansado de tanto gemer.” Ele tinha gemido até que sua garganta estivesse rouca; ele tinha clamado pela misericórdia até a oração tornar-se difícil.
Nosso estado emocional e espiritual afeta o bem-estar físico. É comum ver uma pessoa angustiada ou deprimida apresentar sintomas de doenças físicas, e de ver esses mesmos sintomas sumirem se o problema que os causou for resolvido.
Mas assim como o salmista devemos buscar abrigo em Deus. Ele não apenas chorou, mas orou e pediu a Deus que afastasse todos os que praticavam o mal, e no verso 9 ele diz: “o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor aceitou a minha oração”.
Esta é a confiança que podemos ter, que na hora de nossa angústia seremos ouvidos e respondidos por Deus. Ele aquietará o nosso coração, enxugará de nossos olhos toda lágrima.
Tenha uma sexta-feira abençoada na Paz do Senhor.
Passo Fundo, 06 de julho de 2018.
Marilda Sanderi
,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog