PÃO DIÁRIO
“TRIUNFANDO EM TEMPOS DIFÍCEIS”
“... Eu, todavia, me alegrarei no Senhor, e exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:18)
Habacuque assistiu a transição do domínio Assírio, dos caldeus para o domínio persa babilônico. Ele estava com o coração partido devido à condição dos israelitas. A Assíria, segundo descreve o profeta é a insaciável, aquela que devora os povos. Aquela que confia na sua própria força.
Não diferente de nossos dias, os de Habacuque são tempos de muita opressão, violência e injustiça. No início do livro o profeta se mostra apreensivo clamando por um socorro que não vem. Aos olhos do profeta Deus se esqueceu de fazer justiça ao oprimido e ao seu povo. Todavia, o próprio nome Habacuque significa: Aquele que luta! Então o profeta começa a buscar ao Senhor.
O livro do profeta Habacuque é um convite à esperança, a crer no agir de Deus ainda que pareça demorado. Ele estava consciente da grande tribulação que estava por vir, pois Deus já o havia alertado sobre isso, contudo, sua esperança estava firme no amor e na misericórdia do Senhor.
Há momentos em que enfrentamos circunstâncias e problemas desesperadores, nos esgotamos pela dor e pela derrota e nos esquecemos da bondade e fidelidade de Deus para conosco.
Mas, assim como Habacuque, quando estamos perdendo nossas forças, quase desfalecendo ainda conseguimos ouvir a voz de Deus a nos dizer: “Eu estou contigo e te guardarei em todo lugar aonde fores, e te reconduzirei a esta terra, porque não te deixarei enquanto não cumprir Eu tudo o que te prometi!” (Gênesis 28:15).
É lindo quando podemos confiar em Deus, e olhar para além das circunstâncias. Habacuque está dizendo, no texto em reflexão, que ainda que as coisas não estejam acontecendo como se espera, ainda que não se veja a luz no fim do túnel, ainda que a injustiça esteja falando mais alto, ainda sim eu confiarei no meu Deus e triunfarei.
Precisamos, assim como Habacuque, entender que, em tempos difíceis, independente do juízo, da maldade e da injustiça, Deus ainda permanece no controle de tudo.
“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e o gado morra nos currais,  eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação!…” (Habacuque 3:17-18).
Não esqueça: “A alegria do Senhor é a vossa força. (Neemias 8:10)
Tenha um sábado abençoado na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 21 de julho de 2018.
Marilda Sanderi


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog