DETERMINAÇÃO, CONFIANÇA E RENOVAÇÃO


Discurso proferido em: 04/01/2010 no templo sede da IEAD de Passo Fundo.

O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de deus e à confiança que nele devemos ter, diz:
“mas os que esperam no senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Isaías 40:31.
As águias têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade elas abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta.
Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol.
Nessa luta terrível de fugir da tempestade elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.
Confiança que demonstra Certeza de que para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.
Diz a lenda que a águia é uma ave surpreendente e fascinante. Ela pode chegar a viver até 70 anos! No entanto, aos 40 anos ela está com suas unhas compridas que a impedem de agarrar suas presas, o bico alongado e pontiagudo se curva e suas asas envelhecidas dificultam o voo.
Diante dessa circunstância ela tem apenas duas opções: morrer ou enfrentar um processo doloroso de renovação. Assim, ela voa para o alto de uma montanha e em total isolamento dá início a sua renovação.
Ela bate com o bico contra a rocha até que ele seja totalmente arrancado. Quando o novo bico então nasce ela o utiliza para arrancar as unhas. Após o crescimento das novas unhas ela arranca as penas velhas. Todo o processo leva em média 150 dias (5 meses).
O resultado é que ela pode voltar a voar alto, caçar seu alimento e viver por mais cerca de 30 anos!
Até na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam suas últimas forças e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente[1], o momento final.
Em nossa vida, quando alguns problemas se nos apresentam, e não temos uma solução imediata, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças e costumes que nos causaram dor.
Sempre que as aflições chegarem devemos nos lembrar que temos duas opções: desistimos e nos conformamos ou enfrentamos o tão doloroso, mas, necessário processo de renovação.
É nessa hora que devemos confiar no Senhor. Ele renovará as nossas forças. Peça e espere no senhor.
Sejamos como a águia. Ela é usada como símbolo dos que esperam no senhor e nele confiam. É forte, viva, corajosa e vencedora
No livro de Mateus vemos que depois da tempestade vem a bonança.
Descanse no Senhor, passe um tempo com Ele, renove tuas forças e depois parta para a luta.
Em Provérbios 3: 5-6 diz:
5 “Confia no senhor de todo o teu coração, e não te estribes[2] no teu próprio entendimento”.
6 “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.
Que possamos a cada dia estar confiantes e renovados acreditando na grandeza de Deus e de Suas obras.
Amém
[1] Conformadas com a situação de morrer.
[2] Estribar quer dizer firmar, segurar, assentar, apoiar.

Comentários

  1. Resolvi comentar para Louvar e Bendizer a Deus pela sua Palavra que é vida e eficaz. Sei que o Senhor está me chamando para Um tempo Novo e construir junto com Ele, a Ele unida, uma Nova História de Amor e Serviço, por isso deixarei que a sua natureza se faça em mim como na águia.
    Continue postando a Palavra de Deus, pois Ele nos usa para abençoar aos seus. SÊ TU UMA BENÇÃO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog