“ANJOS E DEMÔNIOS”

Discurso proferido no dia 23/11/2009 no templo sede da IEAD.

Existe um mundo espiritual que, embora não possamos ver, tem influência poderosa sobre o mundo físico. A bíblia faz referência a anjos e a demônios, seres espirituais que agem na terra.
Antes da conversão, o homem é escravizado pelas forças do mal, mas não tem consciência disso. A partir do momento em que se entrega a Cristo, o crente se envolve numa intensa batalha espiritual. O príncipe do império das trevas, de onde fomos libertos, não se dá por vencido. Que armas precisamos ter à nossa disposição para combatê-lo?
Eu encontrei uma arma muito poderosa, da qual tenho feito uso para defender-me dos ataques do inimigo: “a Bíblia”.
A Bíblia é o livro que todas as pessoas deveriam ler, interpretar e usar como bússola no seu cotidiano, mas infelizmente, muitas pessoas sequer possuem uma bíblia em casa.
Todas as respostas para as nossas dúvidas, nossas angústias e nossa dor estão neste livro, que, se lido e corretamente interpretado, nos torna forte e inabalável como rocha.
No que se refere a demônios a bíblia diz em Efésios: 2:2-3
2. Em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3. Entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Antes de conhecermos a palavra de Deus nós andamos sob a influência de satanás[1]. Indefesos e à mercê de suas armadilhas sofremos demasiadamente com seus ataques enfraquecendo espiritualmente a cada dia.
Precisamos estar armados para enfrentar as tentações de satanás. Mas como fazer para enfrentar esse tipo de inimigo? Quando um inimigo é visível se torna mais fácil enfrentá-lo, pois, estamos enxergando seus movimentos, podemos olhar nos seus olhos e perceber que tipo de golpe está tramando. Mas, quando o inimigo está oculto, quando não podemos ver e nem tocar fica complicado, porque não sabemos que tipo de armação ele está tramando e nem o momento que nos dará o bote.
Em 1 Pedro: 5:8-9 diz:
8. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Como podemos vigiar? Como podemos nos livrar das aflições? Como podemos estar fortalecidos para enfrentá-lo?
A Bíblia diz em Efésios 6:10-20:
10. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no senhor e na força do seu poder.
11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;
12. Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15. E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16. Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus,
18. Criando em todo tempo com toda oração e súplica no espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
19. E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20. Pelo qual sou embaixador em cadeias, para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
De posse de todas estas armas o inimigo pode até continuar tentando nos afrontar, mas, em nome do Senhor Jesus Cristo ele não obterá vitória sobre nós. Amém.
Cinto da verdade: a verdade é Jesus. Devemos estar em perfeita comunhão com Cristo.
Couraça da justiça: O crente está revestido da justiça de Deus
Principado: chefes ou líderes da maldade.
Potestades: os que têm poder para governar.
Capacete: Paulo o representa como salvação.
Pés calçados: com a preparação do evangelho da paz. Significa o estabelecimento de um alicerce espiritual firme.
[1] Satanás significa adversário, é o nome mais usado para se referir ao diabo na Bíblia, aparecendo 52 vezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog