PÃO DIÁRIO
“NÃO EXISTE ACASO, TUDO É FRUTO DA PALAVRA”
“Disse Deus: Haja luz, e houve luz” (Gênesis 1:3).
A palavra acaso (do latim a casu, sem causa) é algo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente. Pode ser utilizado também como sinônimo de coincidência ou de acidente. "Haja" é uma flexão do verbo haver, que pode ser substituído por: acontecer, existir, ocorrer ou ter.
A palavra “haja” foi a ordem de Deus para dizer “venha a existência”. O primeiro capítulo do livro de Gênesis relata a criação do mundo. A forma como Deus deu início a tudo que hoje se vê. O versículo em evidência apresenta o primeiro haja de Deus. E tudo nos leva a crer que essa primeira luz é o próprio Deus, pois João disse: “Deus é luz”. (1 João 1:5). 
Nada do que se vê hoje é obra do acaso, mas sim, criação de Deus. O livro de gênesis relata que “era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas” (Gênesis 1:2-4).
Assim, tudo teve um início, uma origem. Ao que podemos crer que “acaso” não existe. Tudo o que existe tem origem em uma palavra. A partir da palavra “haja”, Deus trouxe à existência todas as coisas.
A sabedoria Divina nos ensina que temos um planejador, um projetista, um arquiteto, Criador de todas as coisas, Deus. Ele apenas disse “haja” e pela Sua palavra todas as coisas foram criadas.
Eu e você existimos porque Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. E se resistimos até aqui, entre altos e baixos, choros e risos, alegrias e tristezas, ganhos e perdas é porque há ainda alguns “hajas” da parte de Deus para as nossas vidas.
Talvez o nosso viver esteja sem forma e vazio, mas o haja de Deus ainda se ouvirá. Não nos demos por vencidos. Há ainda algumas ordens de Deus a serem dadas ao nosso respeito. Portanto, que “Haja esperança! Haja paciência! Haja confiança! Haja coragem! Haja persistência! Haja fé! Para alcançarmos o cumprimento das promessas”.
Tenha uma terça-feira abençoada na Paz do Senhor!
Passo Fundo, 26 de fevereiro de 2019.
Marilda Sanderi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog