PÃO DIÁRIO

“REMORSO OU ARREPENDIMENTO: QUAL A CAUSA DA TUA TRISTEZA?”

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (2 Coríntios 7:10).

O termo arrependimento é utilizado no Antigo Testamento tanto a Deus quanto aos homens, entretanto, no Novo Testamento somente aparece referindo-se aos homens. Do grego “METANOIA” se refere a uma mudança de mente. Uma alteração da forma de pensar, acompanhada por mudanças de atitudes (Dicionário Bíblico).

Remorso é o senso de culpa por mal ou crime praticado. Tristeza pelas consequências de um pecado, mas não pelo pecado em si. Se não haver consequência não haverá tristeza. Remorso não gera mudanças, apenas o sentimento de pesar.

Remorso e Arrependimento são semelhantes, mas não iguais. Ambos são marcados por grande tristeza e aflição, porém, são completamente diferentes um do outro.

Remorso tem tudo a ver com o nosso ego, o arrependimento tem tudo a ver com Deus. No remorso ficamos tristes e abatidos, mas tendemos a cometer o mesmo erro. No arrependimento mudamos de atitudes. No remorso vamos para a morte, no arrependimento vamos para a vida.

Na segunda carta de Paulo aos Coríntios, ele os exorta para que se santifiquem, porque as inúmeras promessas de Deus só podem ser recebidas mediante o temor e a santificação. Paulo fala sobre a tristeza dos Coríntios causada pela primeira carta. Contudo, ao invés de lamentar ele revela alegria e satisfação, pois o efeito dela produziu arrependimento.

Arrependimento é a decisão de não errar novamente. É chorar com sinceridade diante de Deus pedindo perdão.

Se a causa de tua tristeza é remorso, assim que passarem as consequências que o causaram estarás propenso a incorrer no mesmo erro. Contudo, se a causa de tua tristeza é arrependimento, então tenha certeza que nunca mais errarás o alvo, pois, já estás santificado.

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3.19).

Tenha uma quinta-feira abençoada na Paz do Senhor!

Passo Fundo, 30 de Março de 2023.

Marilda Sanderi

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog