O PODER DA ORAÇÃO

Quero refletir neste texto sobre o poder da oração.
O que é oração?
Orar é meramente conversar com Deus. Se oramos é porque temos consciência de que Deus existe e ainda, que Ele pode nos ouvir e também nos responder, do contrário, não oraríamos. Isso significa que temos fé. A fé é o primeiro passo para evocar o Senhor na certeza de sermos ouvidos.
"Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" (Mc 11.22-24).
Mas o que é a Fé?
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1). Em outras palavras, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Fé é acreditar que em Deus tudo podemos, conforme Filipenses 4:13.
E como adquirir Fé?
A fé entra em nossos corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim ouvindo. É preciso entender que quando se diz que a fé entra no coração pelos ouvidos, e não pelos olhos, o que realmente se está dizendo é que não se pode e não se deve ver os fatos para crer neles, mas apenas tomar conhecimento sem ver, para então termos fé. Existem muitos testemunhos de pessoas que já tiveram suas orações respondidas, por meio deles podemos adquirir a Fé.
É muito fácil acreditar naquilo que se vê, naquilo que é palpável. Mas e o que os olhos não podem contemplar e nem as mãos podem tocar? Como a grandeza de Deus, por exemplo, o amor que Ele tem por nós, o sobrenatural, o mundo espiritual. Essas são coisas que somente podemos enxergar pelos “olhos da fé”.
Tendo Fé, o que e como pedir a Deus?
Deus não rejeita oração, a bíblia diz em Jeremias 33:3 "Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas que não sabes" (Jer.33:3).
E, ainda em Sl. 50:15 "Invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás”.
Entretanto, nossa oração deve ser coerente, não podemos e nem devemos pedir a Deus coisas sem nexo, e devemos também entender que não é a nossa vontade que deve prevalecer e, sim, a vontade de Deus. Devemos entender que a nossa vontade e a vontade de Deus não são a mesma, e, ainda, que o tempo dEle não é o nosso. Para tudo existe o tempo de Deus, e CREIA, é sempre o melhor tempo, é o tempo certo. Há um tempo determinado por Ele para que as coisas aconteçam.
“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14-15).
A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. A oração tem poder!
No livro de Salmos 107:28-30 pode-se ler: “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto”.
A bíblia diz em Mateus 7:7: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á”.
O Poder da Oração: Por que tipo de coisas se deve orar?
A ajuda de Deus por meio do poder da oração está disponível para todos os tipos de pedidos e problemas. Deus está sempre pronto a responder nossas súplicas.
Em Filipenses 4:6-7 diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
Um exemplo de oração pode ser lido em Mateus 6:9-13. Esses versículos são conhecidos como a oração do Pai Nosso. O Pai Nosso não é uma oração que se deve memorizar e simplesmente recitar a Deus. É apenas um exemplo de como orar e as coisas que devem fazer parte de uma oração - louvor, confiança em Deus, pedidos, confissão, proteção. Devemos orar por esses tipos de coisas, mas falando com Deus usando nossas próprias palavras.
Ainda no que se refere ao poder da oração, a bíblia o descreve em várias situações. O poder da oração venceu inimigos (Salmo 6:9-10), venceu a morte (2 Reis 4:3-36), trouxe a cura (Tiago 5:14-15) e derrotou demônios (Marcos 9:29). Deus, através da oração, abre os olhos, transforma corações, cura as feridas e dá sabedoria (Tiago 1:5).
O poder da oração nunca deve ser subestimado, pois ela se baseia na glória e poder do Deus do universo infinitamente poderoso!
Daniel 4:35 proclama: “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”
A quem se deve invocar na oração?
Jesus disse claramente que devemos orar ao Pai em Seu nome. Por isso Ele continuamente apontava para o Pai. Deus é o alvo, o Filho é o caminho que conduz para esse Alvo.
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14.13.
Agora que você pode melhor entender como orar, que tal dobrar os seus joelhos e entregar a Deus todos os teus problemas, todas as tuas angústias e aflições, e pedir que conduza os teus passos, ilumine os teus caminhos e te conceda paz?
Faça isto, com tuas palavras, com toda intimidade que Deus nos permite ter para com Ele, confiando que Ele tudo fará. Lembre-se: Ele é o Rei dos Reis e nós fazemos parte do seu reino. A Ele seja dada toda a hora e toda a glória.
Poderoso Deus! Neste momento peço que volte o Teu olhar para esta pessoa que está lendo esta reflexão, que a sua oração possa ser recebida e respondida. Que o Senhor derrame sobre ela as Suas bênçãos e o Seu poder, que ela seja revestida com o poder do Espírito Santo e possa descansar sob o Teu manto protetor. Coloca teus anjos a vigiar e lutar por ela. Em nome de Jesus eu peço e agradeço.
Amém!
Marilda Monteiro
10/02/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog