FANATISMO OU CRESCIMENTO ESPIRITUAL?

Depois que me reconciliei algumas pessoas disseram que eu mudei drasticamente o meu modo de ser. Que eu não era mais a mesma pessoa. Eu não entendia em que teria mudado tanto, mas se as pessoas perceberam é porque alguma coisa realmente mudara.
Meus amigos, temendo o fanatismo, sugeriram que eu fosse à igreja só de vez em quando, dizendo ser desnecessário ir toda semana, que eu não precisava estar atuando e me comprometendo com ministério, com obras, ou seja, que eu me limitasse a assistir aos cultos semana sim, semana não.
Acontece, que quando voltei a congregar na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, passei a sentir uma necessidade muito grande de estar lá, de participar, de atuar, de ser útil, pela minha vontade eu não faltaria um culto sequer, pois lá eu me sinto muito mais próxima de Deus. Me sinto em paz.
Mas como as pessoas já estavam cogitando “FANATISMO” eu me limitei a frequentar os cultos de segunda-feira, o culto de libertação, que foi através do qual eu recebi o chamado e me reconciliei, mesmo sabendo que às terças-feiras os cultos são muito abençoados também e, que nas vilas da cidade existem congregações atuantes e cheias do poder de Deus.
Porém, inconformada com a situação e com as cobranças referentes ao meu comportamento fui em busca de resposta, embora não acreditasse que fosse fanatismo, porque, a palavra Fanatismo[1] é muito pejorativa e sugere, a meu ver, perda de controle, e eu não acreditava se tratar disso o que acontecia comigo, pois eu estava totalmente segura do que queria para minha vida e me sentindo muito feliz.
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados de agressividade; preconceitos; estreiteza mental; extrema credulidade quanto ao próprio sistema, com incredulidade total quanto a sistemas contrários; ódio; sistema subjetivo de valores; intenso individualismo.
Acredito que o apego e cultivo, mesmo quando desmesurado[2], por determinados gostos e práticas não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.
De um modo geral, o fanático adota condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.
Mas, com certeza, isso não acontece comigo, pelo contrário, sempre respeitei a opinião de outras pessoas, os gostos e preferências, o credo religioso, procurando, inclusive, entender e apreender um pouco de cada credo, ou seja, assimilar para mim o que acredito ser correto em outras doutrinas, enfim, sou uma pessoa pacífica e que entende que cada um é livre para ser, fazer ou querer o que acha que é melhor para si. Nunca sequer tentei induzir alguém a fazer ou deixar de fazer o que eu penso que é certo ou errado. Porque sei que o que é certo no meu entendimento pode não ser no entendimento de outro e, cada um tem seu ponto de vista e sua maneira de interpretar.
Porém, o que eu tenho feito, confesso, é expor as verdades da escritura sagrada, comentar sobre as promessas de Deus para conosco, da maravilha que é seguirmos o Seu mandamento, estarmos em perfeita comunhão e em sincronismo com Cristo. Nada além disso.
Mas as pessoas mesmo assim insistem em dizer que eu mudei, que eu não sou mais a mesma pessoa, que eu estou agindo de maneira diferente. O problema é que elas também não sabem me dizer em que sentido mudei, o que exatamente está interferindo em minha vida.
Foi que passei a refletir: o que estará realmente acontecendo comigo? Terei eu mudado tanto ao ponto de as pessoas afirmarem que uma mudança drástica aconteceu? Então clamei: “Meu Deus! Revela o que acontece comigo! O que está fazendo com que as pessoas façam este tipo de comentário a meu respeito?
Quando questionavam o que estava acontecendo comigo e comentavam que algo em mim estava mudando, eu até respondia às pessoas que eu apenas me sentia mais madura, mais confiante e talvez um pouco mais introspectiva, mas isso não significava que eu estava distante delas ou não lhes dando a devida atenção.
Ocorre que, quando eu me reconciliei eu entreguei a minha vida para o Senhor Jesus administrar, me arrependi de todos os meus pecados, pedi que Ele guiasse os meus passos e comandasse o meu coração. Pedi ainda que me usasse como instrumento em Suas mãos da forma que melhor lhe conviesse, que despertasse em mim o dom que Ele me havia guardado. Que havia chegado a hora de eu entender qual era o Seu propósito para a minha vida, pois eu sei que para cada um de nós há um propósito de Deus, e eu estava naquele momento disposta a aceitar e assumir o meu propósito. Com toda a minha FÉ eu clamei ao Senhor e pedi, dentre outras coisas, o discernimento e o dom do conhecimento.
Foi então que em resposta Ele me permitiu assistir a um vídeo do Pastor Silas Malafaia intitulado “Em busca do crescimento espiritual[3]”, onde encontrei resposta para todos os questionamentos de meus amigos e meus também. Que alívio! Aquele vídeo esclareceu tudo o que estava acontecendo comigo e me mostrou que eu não estava e nem estou fanática, longe disso. Mas, mostrou que eu realmente mudei e, “GRAÇAS A DEUS”, isso está visível aos olhos dos meus amigos.
Hoje eu não sou mais quem eu era. Hoje eu sou uma nova Marilda.
O Pastor Silas citou II Coríntios que diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Citou também João 3:3 onde Jesus diz: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Mais adiante no capítulo 3:7 Ele diz: “Necessário vos é nascer de novo”.
Ele usou de analogia dizendo que nascemos bebê e vamos crescendo e que assim também o é quando nascemos em Cristo, nascemos de novo e crescemos espiritualmente cada dia. E, através do crescimento espiritual nos transformamos. Eu nasci de novo meus amigos. Aquela Marilda morreu, não existe mais. E, essa que nasceu está sofrendo profundas transformações.
O Pastor Silas lançou um questionamento: “como saber que uma pessoa foi transformada? E respondendo disse: Podemos perceber que uma pessoa foi transformada através da tríade “NOVO PENSAR, NOVO SENTIR e NOVO AGIR, pois, sem nova mentalidade, sem mudança de sentimentos, sem novas atitudes não há transformação.
A partir dessa alusão foi que eu constatei que eu tinha nascido de novo, tinha sido transformada, e estou CRESCENDO ESPIRITUALMENTE, Aleluia!
E finalmente, ele apresentou o processo do crescimento espiritual que está escrito em Colossenses 3:1-15:
1: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2: Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3: Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4: Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
5: Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6: Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7: Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
8: Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9: Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10: E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11: Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
12: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13: Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14: E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
15: E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Esclarecido minha visível mudança agradeço a Deus pelo meu novo nascimento, pela minha transformação, pelo meu crescimento espiritual e peço que meus amigos entendam que eu não pertenço mais ao mundo carnal, de onde rogo a Deus todos os dias para que os liberte como fez a mim. As coisas velhas já passaram! Que Deus me permita testemunhar muitas bênçãos em minha vida, para que a partir disso, meus amigos me acompanhem nesse novo patamar, cheio de esperança e luz e possam viver como eu, EM CRISTO, COM CRISTO e POR CRISTO. AMÉM!
Marilda Monteiro
27/04/2010
Publicado no Informativo do Círculo de Oração da IEAD 
Passo Fundo - Ano XI - Número 45 - III Edição de 2011 . "Minha vida com Jesus" p.5.

[1] A palavra Fanatismo deriva do francês "fanatisme", significa o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema. É extremamente frequente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
[2] Desmedido. Que ultrapassa a medida normal. Excessivo.
[3] Para quem está em busca de crescimento espiritual sugiro assistir este DVD, através dele o Pastor Silas ensina como ter um crescimento saudável e solidificado na palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog