“MULHERES DE DEUS”

Neste dia Internacional da Mulher apresento quatro mulheres da bíblia, as quais devem ser tomadas como exemplo.
A primeira mulher é Débora, uma dona-de-casa comum, que foi escolhida para ser juíza. Única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com dignidade. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).
Débora foi uma mulher bastante virtuosa, correta, mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.
Foi líder não se intimidando por ser mulher e conquistando o respeito dos líderes de Israel. Foi estrategista procurando maneiras de combater os inimigos sempre buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia. Foi conselheira, sendo preocupada com as pessoas, aconselhando, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.
Débora é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Devendo ser atenciosa e justa. Administrando bem o seu tempo e não tomando decisões sem antes planejar tudo direitinho.
A segunda mulher é Ester, a corajosa. Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela. De suas principais virtudes destacam-se: a descoberta de um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo. Sábia diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões. Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável. Humilde sempre procurando respeitar a opinião dos outros.
Para ser como Ester não devemos agir por impulso, e sim, procurar sempre orar antes de tomar as decisões. Ester também era muito atenciosa.
A terceira mulher que cito é Sara, a esposa perfeita. Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.
Tinha como principais virtudes a fé, pois mesmo sabendo que era estéril, não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.
“Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido”. (Hebreus 11:11).
Mulher dedicada ao filho e ao marido estando ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens. Fiel a Deus, Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dele. Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.
Como Sara não devemos desistir nunca dos nossos sonhos. Sejamos confiante em Deus e nas promessas dEle. Colocando nossa família em primeiro lugar, sendo companheira e procurando ter os mesmos objetivos que o nosso marido.
A quarta mulher em quem nos devemos inspirar é Rute, a companheira fiel. Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando viuvou, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute. Tem como principais virtudes a amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra.
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” (Rute 1:16).
Tinha como principais características: ser amiga, tratando bem a todos e era também muito carinhosa. Responsável, trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor. Confiável, procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.
Devemos ser como ela, muito doce e competente. Devemos ser íntegras em tudo que fizermos, seja no trabalho, no casamento ou na família.

MULHER semente...
MULHER SER mente...
MULHER SER gente
MULHER SER que faz gente
MULHER SER que faz a gente
MULHER SER que vai à frente
MULHER simplesmente.

Desejo a todas as mulheres indistintamente: líderes, estrategistas, conselheiras, corajosas, sábias, destemidas, ousadas, inteligentes, humildes, dedicadas, companheiras, responsáveis, fiéis e tementes a Deus.
“Feliz Dia Internacional da Mulher” (08/03/2010)
Marilda Monteiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog